Câncer x Low Carb - Parte 1: Introdução


Câncer é só uma questão de azar genético, uma chance ao acaso ou será que talvez nós estejamos causando este problema através do nosso estilo de vida e hábitos alimentares?

Leia este artigo e saiba como a alimentação influencia na prevenção e no tratamento.

Primeiro vamos a um breve resumo sobre o Câncer.

O que é o Câncer?

Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento e multiplicação anormal e descontrolado das células.

Como o câncer começa?

O câncer se inicia quando as células de algum órgão ou tecido do corpo começam a crescer fora de controle. Esse crescimento é diferente do crescimento celular normal. Em vez de morrer, as células cancerosas continuam crescendo e formando novas células anômalas. As células cancerígenas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que faz uma célula ser cancerígena. O corpo humano é formado por trilhões de células que se multiplicam por meio de um processo chamado divisão celular. Em condições normais, esse processo é ordenado e controlado e é responsável pela formação, crescimento e regeneração dos tecidos saudáveis do corpo. Em contrapartida, existem situações nas quais estas células, por razões variadas, sofrem uma mudança, tecnicamente chamada de carcinogênese, e assumem características aberrantes quando comparadas com as células normais. Essas células perdem a capacidade de limitar e controlar o seu próprio crescimento passando, então, a multiplicarem-se muito rapidamente e sem nenhum controle. Como o Câncer se Espalha? As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando elas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer pelo corpo é denominado metástase.

Relação entre dieta e câncer Grande parte da população mundial tem como orientação de alimentação saudável a pirâmide alimentar, a mesma é composta por CARBOIDRATOS (pães, massas, farinhas e grãos) como alimentos da sua base. A cada década que passa, o consumo de carboidratos aumenta cada vez mais, principalmente os processados. Com este aumento, doenças relacionadas com este tipo de alimentação estão ficando cada vez mais comum, e uma delas é o câncer. Você deve estar se perguntando: “Qual a relação da Low Carb com Câncer?”. Bom, hoje temos poucos estudos científicos que explicam na prática o que ocorre quando o indivíduo que possui câncer faz uma terapia como a Low Carb ou cetogênica (alimentação que dá preferência aos alimentos que vêm da natureza). Estas pessoas optam por esta alimentação para ajudar a aumentar suas chances de vida (para melhorar a qualidade de vida) e, na teoria, existe uma grande explicação para os pacientes se beneficiarem desta terapia, que traz diversos benefícios, não somente em tratamentos de câncer.

A Low Carb tem sido considerada como opção para tratamento de muitos problemas médicos incluindo obesidade, diabetes e doenças neurodegenerativas. Após diversos estudos randomizados foi mostrado o quão benéfica ela pode ser, pois nos mesmos houve uma melhoria em pacientes com disfunção metabólica e outros diversos problemas de saúde relacionados ao consumo de carboidratos refinados e industrializados.

No próximo artigo você entenderá um pouco mais sobre a associação da alimentação Low Carb com o Câncer!! Não perca!!!

Esse artigo contou com a colaboração de Jéssica Dorneles, Editora voluntária Lclb.

Faça parte do nosso grupo, corre lá e conheça mais sobre nós!

https://www.facebook.com/groups/lowcarlifestylebrasil/

Siga-nos no Insta!!

https://www.instagram.com/lowcarblifestylebrasil/

#câncer #prevenção #artigo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram_2016_icon