Iogurte, pode???

Iogurte na Low Carb pode?

Sempre vemos muitos posts questionando se pode iogurte na Low Carb.

E a resposta é: PODE SIM!!

Nesse momento todo mundo até dá um suspiro pensando nas centenas de opções diferentes que temos naquele longo corredor do supermercado, mas calma aí!!!

A maioria esmagadora daqueles chamados “iogurtes” estão descartadas. Quer saber porquê? Bebida Láctea não é iogurte...

Iogurte Grego (no Brasil) não é iogurte...

Iogurte Light não é iogurte.

Mas o que é o Iogurte então?

Iogurte também é COMIDA DE VERDADE, como sempre diz nosso guru Dr. Souto. Ele é um alimento de baixo índice glicêmico e, apesar de ser um derivado do leite, ele é fermentado, processo que faz com que a maior parte da lactose (que é o açúcar do leite) seja transformada em ácido lático pelas bactérias da fermentação.

Iogurte de verdade é o iogurte integral, sem sabor. Esse é o que que está liberado para usarmos na dieta Low Carb, mas sem exageros já que 1 potinho tem quase 10g de carboidratos.

Quando você for comprar produtos industrializados, sempre olhe a quantidade de produtos utilizados em sua fabricação, por exemplo, se na lista de ingredientes tem mais de dois itens, nesse caso em específico leite e o fermento lácteo, já pode descartar. Quanto mais simples, melhor, como tudo na Low Carb.

E o iogurte grego? Por que ele não entra na listagem?

Infelizmente no Brasil, o iogurte grego não é o mesmo consumido na Europa, por exemplo. Aqui a fórmula para deixá-lo na mesma consistência acrescenta muitos aditivos químicos como corantes, conservantes e muito açúcar, para deixar seu processo de fabricação muito mais curto do que o original europeu.

Normalmente o Iogurte Grego é uma ótima opção, já que costuma ser mais natural , com bastante proteína e gordura e com poucos carboidratos, mas não é a nossa realidade brasileira...

Como consumir então o Iogurte?

No início até acostumarmos com o seu sabor original, podemos achar meio azedo, sem graça e até ruim. Com o tempo desenvolveremos nosso paladar para o iogurte de verdade e iremos saboreá-lo, tal qual fazemos com o café puro, sem açúcar.

Podemos também misturá-lo a morangos, kiwi, abacate, coco, amêndoas, castanhas, nozes e vários outros ingredientes para criarmos uma nova receita.

Prontinho!!! Pode consumir seu iogurte sem medos, inclusive seu uso diário é uma boa pedida para pessoas que sofrem de prisão de ventre, pois ele ajuda a regular a flora intestinal ao mesmo tempo regula o funcionamento do intestino.

Só não se esqueça de verificar se o que você está consumindo é iogurte de verdade ou as imitações que a indústria quer nos empurrar. Bom apetite!

Este artigo contou com a colaboração de Ana MInharo, Editora Voluntária Lclb

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