Canela e seus benefícios


Conhecida pelo seu aroma marcante e por ser um termogênico natural, a Canela é uma especiaria muito utilizada em todo mundo.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre essa delícia tão utilizada na low carb??

A canela (Cinnamomum zeylanicum) é obtida por meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas “cascas” de cor marrom-avermelhadas, muito perfumadas.

Essa árvore é nativa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka, ao sul da Índia.

É conhecida e utilizada desde a Antiguidade. Por ser considerada muito nobre, isso fazia com que fosse digna de ser presenteada a monarcas.

Ela é uma das especiarias mais velhas do mundo, e muito útil em termos de nutrição e de saúde. [if !supportLineBreakNewLine] [endif]

Valor nutricional para uma colher de chá de canela:

Benefícios atribuídos ao consumo da canela:

-Auxilia na Diabetes: ajuda a reduzir a quantidade de açúcar no sangue, pois ajuda a controlar e a manter a eficiência da insulina no corpo.

-Acelera metabolismo: por ser um excelente termogênico, consegue melhorar seu metabolismo basal.

-Anti-inflamatório intestinal: auxilia na redução de gases, distensão abdominal e cólicas, a reduzir cólica intestinal principalmente em pessoas que tem doenças inflamatórias.

-Reduz colesterol ruim

-Melhora digestão: aumenta a quantidade de ácido clorídrico no estômago, fazendo com que o comportamento metabólico de cada órgão do sistema digestivo melhore.

-Combate a infecções respiratórias: é um potente anti-inflamatório de vias aéreas, tanto superior quanto inferior.

-Diminui apetite: aumenta a saciedade por ser rica em fibras, acelera e ajusta metabolismo da insulina no corpo, com isso o centro da fome ficará regulado.

-Afrodisíaco: como a canela melhora a circulação nas regiões periféricas, e aquece o corpo , ela estimula a libido.

-Diminui a fadiga e aumenta a resistência ao stress: é considerada um adaptógeno (substância que consegue ajudar seu corpo a se adaptar a situações de estresse modulando a parte de funcionamento metabólico).

-Reduz acúmulo de gordura: otimiza a função hepática não só reduzindo acumulo de gordura, mas também reduzindo a gordura visceral (gordura acumulada na barriga), por ser um alimento termogênico.

-Melhora a dor e rigidez muscular: como é rica em magnésico, a canela pode auxiliar nas dores e rigidez.

-Melhora a flora intestinal : a canela faz parte dos alimentos chamados prebióticos, que , junto com os probióticos, auxiliam nossa flora intestinal a se manter regulada.

-Auxilia no emagrecimento: exatamente por auxiliar no controle da insulina.

ATENÇÃO

Siga a máxima que afirma: TUDO EM EXCESSO FAZ MAL!!! Por isso, nada de sair por aí colocando canela em tudo!!!

O ideal é que você procure seu médico, que poderá te orientar sobre a dosagem diária que você pode consumir, pois não há estudos suficientes para comprovar os efeitos colaterais do uso em excesso da canela.

Em alguns casos já há comprovações de risco, como no caso da GRAVIDEZ:

CANELA E GRAVIDEZ: O chá de canela pode interferir na gestação porque as substâncias contidas na especiaria estimulam a contração uterina. O risco de aborto pode ser altamente prejudicial para a saúde do feto e, principalmente, da mãe. Se você está grávida, não tome o chá de canela em nenhuma hipótese. A ingestão da canela em pó em doces e outros alimentos não é prejudicial, mas a concentração de princípios ativos do chá é bastante perigosa.

Da mesma maneira que ela interfere em nosso sistema metabólico auxiliando o controle da insulina e tudo o mais, pode interferir em outras áreas causando problemas no seu organismo.

Devido à especificidade de cada um, o ideal é seguir a recomendação de seu médico!!

Este artigo contou com a colaboração de Jéssica Dorneles, Editora Júnior Lclb

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#canela #artigo

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