Jejum Intermitente VI

Dicas práticas para o jejum

O jejum, como qualquer outra coisa na vida, exige alguma prática.

Antigamente, quando o jejum religioso era uma prática comum, essas dicas práticas foram transmitidas de geração em geração.

Era comum os amigos terem conselhos úteis sobre como lidar com o jejum, porque definitivamente existem alguns problemas que comumente surgem.

No entanto, com o declínio na prática do jejum, esses tipos de conselhos são muitas vezes difíceis de encontrar. A menos que você esteja lendo isso...

O que posso tomar em dias de jejum?

Existem muitas regras diferentes para o jejum. Durante o Ramadã, por exemplo, o jejum é praticado do nascer ao pôr-do-sol e não são tomadas alimentos ou bebidas. Outros tipos de jejum restringirão apenas certos tipos de alimentos - por exemplo, abstendo-se da carne por um dia. Portanto, não há regras certas ou erradas.

O que tratamos aqui é sobre o jejum para a saúde e a perda de peso, e nele você pode consumir:

ÁGUA: Todos os alimentos e bebidas contendo calorias são retidos durante o jejum. Certifique-se de ficar bem hidratado em todo o seu jejum. A água, ainda é sempre uma boa escolha.

Procure beber cerca de dois litros de água diariamente, no mínimo.

Como uma boa prática, comece todos os dias com dois copos de água fria para assegurar uma hidratação adequada à medida que o dia começa.

Adicione uma rodela de limão para aromatizar a água, se desejar. Alternativamente, você pode adicionar algumas fatias de laranja ou pepino a uma jarra de água para uma infusão de sabor, e depois aproveitar-lá ao longo do dia.

Você pode diluir o vinagre de cidra de maçã na água e, depois, beber, o que pode ajudar com o açúcar no sangue.

Mas atenção!! São proibidos sabores artificiais ou edulcorantes. Clight ou Tang não devem ser adicionados à água!!

CHÁ: Todos os tipos de chá são excelentes, incluindo verde, preto, e de ervas. Os chás geralmente podem ser misturados para variedade, e pode ser apreciado quente ou frio.

Você pode usar especiarias como canela ou noz-moscada para adicionar sabor ao seu chá.

Mas atenção!! Você não deve consumir chás de saquinho, e sim fazê-los com ervas naturais!! E , é claro, não deve adoçá-los!!

CAFÉ: O café, com cafeína ou descafeinado, também é permitido. Especiarias como canela podem ser adicionadas, mas não edulcorantes, açúcar ou sabores artificiais. Nos dias quentes, o café gelado é uma ótima escolha. O café traz muitos benefícios para a saúde.

CALDO DE OSSO: O caldo de osso caseiro, feito de carne bovina, porco, galinha ou osso de peixe, é uma boa escolha para os dias em jejum, pois contém muitos nutrientes. Adicionando uma boa pitada de sal marinho ao caldo irá ajudá-lo a ficar hidratado.
O caldo de osso é um suplemento natural para nossa CARTILAGEM; rico em colágeno, glicoaminoglicanos (glicosamina e condroitina), além de diversos sais minerais.

Os outros fluidos - café, chá e água - não contêm sódio, portanto, durante períodos de jejum mais longos, é possível que você fique em níveis baixos de sal. Embora muitos tenham medo do aumento de sódio, existe um risco muito maior de tornar-se empobrecido dele durante o jejum.

Todas as ervas ou especiarias são excelentes adições ao caldo, mas não adicione cebola, alho ou qualquer outra coisa que contenha calorias!

Cuidado com os caldos enlatados: são imitações pobres dos tipos caseiros, e lotadas de ingredientes industrializados que nos fazem mal!

Aqui está uma receita simples de caldo de osso:

- Ossos entre 500g e 1kg - o ideal é encher a panela praticamente até a tampa. - 2 colheres de sopa de vinagre de maça - 1 colher de sopa de sal marinho (ou a gosto) - 1 colher de chá de pimenta do reino recém moída (ou a gosto) - Ervas e especiarias a gosto

1. Dourar os ossos na panela. Pode ser panela de pressão, pois aí o tempo de cocção será menor. 2. Colocar água fria até tapar os ossos. 4. Colocar o vinagre de maçã. (se achar vinagre não filtrado e crú, melhor) e deixar repousar por 30 minutos (muito importante) 5. Adicionar os temperos secos 6. Ferver e depois manter em fogo mínimo. Irá formar uma espuma, você pode remove-la para tem um caldo mais translúcido e saboroso. 7. Faltando 30 minutos, acrescentar outras especiarias frescas (salsa, cebolinha, coentro) 8. Retirar do fogo e deixar esfriar e depois coar. Pronto para beber!

Na geladeira o caldo pode durar 5 a 6 dias, congelado dura 6 meses.

Como quebrar meu jejum suavemente?

Existe uma tendência natural de comer grandes quantidades de alimentos assim que o jejum acabou. Curiosamente, a maioria das pessoas na verdade não descreve uma fome avassaladora, mas uma necessidade psicológica de comer.

O excesso de comida logo após o jejum pode levar ao desconforto no estômago. Embora não seja grave, pode ser bastante desconfortável. Este problema tende a ser auto-corrigido, ou seja, a maioria das pessoas irá evitá-lo na próxima vez.

Tente quebrar o seu jejum com um punhado de nozes ou uma pequena salada para começar. Então espere 15-30 minutos. Isso geralmente dará tempo para que qualquer onda de fome passe e permita que você se ajuste gradualmente.

O que fazer se sentir fome durante o jejum?

Esta é provavelmente a preocupação número um. As pessoas já iniciam o jejum pensando que ficarão com fome e incapazes de se controlar.

A verdade é que a fome não persiste, mas vem em ondas.

Se você está passando fome, passará.

Permanecer ocupado durante um dia de jejum é sempre útil. O jejum durante um dia agitado no trabalho mantém sua mente fora de comer.

À medida que o corpo se acostuma ao jejum, ele começa a queimar suas reservas de gordura e sua fome será suprimida. Muitas pessoas observam que, com o jejum, o apetite não aumenta, mas começa a diminuir.

Existem também produtos naturais que podem ajudar a suprimir a fome. Aqui estão os cinco principais supressores naturais de apetite:

  1. Água: como mencionado anteriormente, comece o seu dia com dois copos cheios de água fria. Permanecer hidratado ajuda a prevenir a fome. (Beber um copo de água antes de uma refeição também pode reduzir a fome.) Água mineral mineral gaseificada pode ajudar a barriga e cólicas barulhentas.

  2. Chá verde: cheio de antioxidantes e polifenóis, o chá verde é uma ótima ajuda para a dieta. Os poderosos antioxidantes podem ajudar a estimular o metabolismo e a perda de peso.

  3. Canela: a canela é útil para diminuir o esvaziamento gástrico e pode ajudar a suprimir a fome. Também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e, portanto, auxiliar a perda de peso. A canela pode ser adicionada a todos os chás e cafés para uma deliciosa mudança.

  4. Café: apesar de muitos assumirem que a cafeína suprime a fome, estudos mostram que esse efeito pode estar relacionado aos antioxidantes. O café descafeinado mostra maior supressão da fome do que a cafeína na água. Dado os seus prováveis ​​benefícios para a saúde, não há motivo para limitar a ingestão de café. A cafeína no café também pode aumentar seu metabolismo, aumentando a queima de gordura.

  5. Sementes de Chia: as sementes de Chia são ricas em ácidos gordurosos de fibra solúvel e omega 3. Essas sementes absorvem a água e formam um gel quando molhadas em líquido por trinta minutos, o que pode ajudar na supressão do apetite. Eles podem ser comidos secos ou transformados em um gel.

Como exercitar-me durante o jejum?

Da mesma maneira que você se exercita em um dia sem jejum! Não há motivo para parar sua rotina de exercícios. Todos os tipos de exercícios, incluindo resistência (pesos) e cardio, são encorajados. Há uma percepção errônea comum de que comer é necessário para fornecer "energia" para o corpo de trabalho. Isso não é verdade. O fígado fornece energia via gluconeogênese. Durante períodos de jejum mais longos, os músculos também são capazes de usar ácidos graxos diretamente para energia.

À medida que seus níveis de adrenalina serão maiores, o jejum é um momento ideal para se exercitar. O aumento do hormônio do crescimento que vem com jejum também pode promover o crescimento muscular. Essas vantagens levaram muitos, especialmente aqueles de dentro da comunidade de musculação, a ter um maior interesse em exercitar-se deliberadamente no jejum. Os diabéticos em medicamentos, no entanto, devem tomar precauções especiais porque podem sofrer níveis baixos de açúcar no sangue durante o exercício e o jejum.

Traduzido e adaptado do site Diet Doctor - Como Perder Peso?, por Kathlen Lclb

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