Jejum Intermitente I


O jejum intermitente é o antigo segredo da saúde.

É antigo porque foi praticado em toda a história humana.

É um segredo porque este hábito poderoso foi praticamente esquecido.

Mas agora muitas pessoas estão re-descobrindo essa intervenção dietética. Pode levar enormes benefícios se for feito direito: perda de peso, reversão de diabetes tipo 2, aumento de energia e muitas outras coisas. Faremos uma sequência de postagens explicando o Jejum Intermitente para iniciantes!! Leia e se informe, para não sair por aí fazendo loucuras!!!

Afinal, o que é o jejum intermitente?

O jejum é a retenção voluntária de alimentos por razões espirituais, de saúde ou outras.

A comida está disponível, mas você escolhe não comer. Isso pode ser por qualquer período de tempo, de algumas horas até dias ou até semanas finais. Você pode começar um jejum em qualquer momento da sua escolha, e você pode acabar com um jejum na vontade, também. Você pode iniciar ou parar um jejum por qualquer motivo ou nenhum motivo.

O jejum não tem duração padrão, pois é apenas a ausência do comer. Sempre que você não está comendo, você está jejuando. Por exemplo, você pode jejuar entre o jantar e o café da manhã no dia seguinte, um período de aproximadamente 12 a 14 horas. Nesse sentido, o jejum deve ser considerado parte da vida cotidiana.

É talvez a mais antiga e mais poderosa intervenção alimentar imaginável.

Considere o termo "break fast". Ele se refere à refeição que quebra seu jejum (break =quebrar; fasting = jejum) - o que é feito diariamente. Em vez de ser uma espécie de castigo cruel e incomum, a língua inglesa reconhece implicitamente que o jejum deve ser realizado diariamente, mesmo que seja por uma curta duração.

O jejum não é algo estranho e curioso, mas uma parte da vida cotidiana e

normal. É talvez a mais antiga e mais poderosa intervenção alimentar imaginável. No entanto, de alguma forma, esquecemos seu poder incrível e ignoramos seu potencial terapêutico.

Aprender a jejuar corretamente nos dá a opção de fazer isso de maneira mais eficaz, ou não fazer.

Como funciona o jejum intermitente ?

No seu núcleo, o jejum simplesmente permite que o corpo queime o excesso de gordura corporal. É importante perceber que isso é normal e os seres humanos evoluíram rapidamente, sem consequências prejudiciais para a saúde.

A gordura corporal é apenas energia alimentar que foi armazenada. Se você não comer, seu corpo simplesmente "comerá" sua própria gordura para usar como energia.

A vida é sobre o equilíbrio. O bom é o lado oposto do mau. O mesmo se aplica à alimentação e ao jejum. O jejum, afinal, é simplesmente o outro lado da alimentação. Se você não está comendo, você está jejuando. Veja como funciona:

- Quando comemos, ingerimos mais energia alimentar do que pode ser usada imediatamente. Parte dessa energia deve ser armazenada para uso posterior. A insulina é o principal hormônio envolvido no armazenamento de energia alimentar:

- A insulina aumenta quando comemos, ajudando a armazenar o excesso de energia de duas formas distintas.

- Os açúcares podem ser ligados em cadeias longas, chamadas glicogênio e depois armazenadas no fígado. Há, no entanto, espaço de armazenamento limitado; e uma vez que é atingido, o fígado começa a transformar o excesso de glicose em gordura.

- Algumas dessas gorduras recém-criadas são armazenadas no fígado, mas a maioria é exportada para outros depósitos de gordura no corpo. Embora este seja um processo mais complicado, não há limite para a quantidade de gordura que pode ser criada.

Portanto, dois sistemas complementares de armazenamento de energia alimentar existem em nossos corpos. Um é facilmente acessível, mas com espaço de armazenamento limitado (glicogênio), e o outro é mais difícil de acessar, mas tem espaço de armazenamento ilimitado (gordura corporal).

O processo volta ao contrário quando não comemos (jejum):

- Os níveis de insulina caem, sinalizando o corpo para começar a usar a energia armazenada, já que não há mais comida nos alimentos.

- A glicemia diminui, então o corpo deve retirar a glicose do armazenamento para queimar por energia.

- O glicogênio é a fonte de energia mais acessível. É dividido em moléculas de glicose para fornecer energia para as outras células. Isso pode fornecer energia suficiente para alimentar o corpo por 24-36 horas.

- Depois disso, o corpo começará a quebrar a gordura por energia.

Então, nosso corpo realmente existe em dois estados - o estado alimentado (alto de insulina) e o estado de jejum (insulina baixa).

Ou estamos armazenando energia alimentar, ou estamos queimando isso.

É um ou outro. Se comer e jejuar são equilibrados, então não há ganho de peso líquido.

Se começarmos a comer no instante em que nos deitamos da cama e não paremos de comer até dormirmos, passamos quase todo o nosso tempo no estado alimentado: ao longo do tempo, vamos ganhar peso. Nós não permitimos que nosso corpo tenha tempo para queimar energia alimentar.

Para restaurar o equilíbrio ou para perder peso, simplesmente precisamos aumentar a quantidade de tempo em que queimamos energia alimentar (jejum).

Em resumo, o jejum permite que o corpo use sua energia armazenada.

Afinal, é por isso que ela está lá.

O importante é entender que não há nada de errado com isso. É assim que nossos corpos são projetados. Isso é o que os cães, os gatos, os leões e os ursos fazem. Isso é o que os humanos fazem.

Se você está constantemente comendo, como é frequentemente recomendado, seu corpo simplesmente usará a energia alimentar recebida e nunca queimará a gordura corporal. Você só irá armazená-lo. Você não tem equilíbrio, pois não tem o tempo em jejum!

No próximo post falaremos sobre os BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE!

Traduzido e adaptado do site Diet Doctor - Como Perder Peso?, por Kathlen Lclb

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