Benefícios do Kefir

O Kefir é rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente benéfico para a digestão e a saúde intestinal . Muitas pessoas o consideram uma versão mais saudável e poderosa do iogurte .

Hoje traduzimos para vocês, do site "healthline.com" 9 benefícios do Kefir apoiados em estudos, artigo escrito pelo Mestre em Nutrição Dietética Joe Leech.

1- Kefir é fonte de muitos nutrientes


O Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita com leite de vaca ou leite de cabra. Ele é produzido adicionando "grãos" de kefir ao leite.


Porém, não são grãos no sentido convencional, e sim culturas de bactérias de levedura e ácido lático que se assemelham a raminhos de couve-flor.


Durante um período de 24 horas ou mais, os microorganismos nos grãos se multiplicam e fermentam os açúcares no leite, transformando-o em kefir.


Em seguida, os grãos são removidos do líquido e podem ser usados ​​novamente, em uma nova quantidade de leite.


Basicamente, o kefir é a bebida, mas os grãos de kefir são o "kit inicial" que você usa para produzir essa bebida.


As bactérias do ácido lático transformam a lactose no leite em ácido lático, então o kefir tem gosto de iogurte , mas tem uma consistência mais fina.


O Kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo ácidos orgânicos e péptidos que contribuem para a saúde .


É uma rica fonte de cálcio , proteínas e vitaminas B.

2. Kefir é um probiótico mais poderoso do que o iogurte

Alguns microorganismos podem ter efeitos benéficos sobre a saúde quando ingeridos.

Conhecidos como probióticos, esses microorganismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, incluindo digestão, controle de peso e saúde mental .

O iogurte é o alimento probiótico mais conhecido na dieta ocidental, mas o kefir é realmente uma fonte muito mais potente.

Os grãos de Kefir contêm cerca de 30 cepas de bactérias e leveduras, tornando-se uma fonte probiótica muito rica e diversificada.

Outros produtos lácteos fermentados são feitos de muito menos cepas e não contêm leveduras.

3. Kefir possui potentes propriedades antibacterianas

O Kefir também é recomendado para proteger contra infecções.

Isso por que ele contém o probiótico Lactobacillus kefiri , que é exclusivo do kefir, e estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias nocivas, entre elas Salmonella, Helicobacter Pylori e E. coli.

O Kefiran, um tipo de hidrato de carbono presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas .

4. Kefir pode melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose

A osteoporose (ossos "porosos") é caracterizada pela deterioração do tecido ósseo e é um problema enorme nos países ocidentais. É especialmente comum entre as mulheres idosas, e aumenta dramaticamente o risco de fraturas.

Assegurar uma ingestão adequada de cálcio é uma das formas mais eficazes de melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose.

O Kefir feito de produtos lácteos completos não é apenas uma ótima fonte de cálcio, mas também a vitamina K2 . Este nutriente desempenha um papel central no metabolismo do cálcio, e suplementar com ele mostrou reduzir o risco de fraturas em até 81%.

Estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio por células ósseas. Isso leva a uma maior densidade óssea, o que ajuda a prevenir fraturas.

5. Kefir pode ser protetor contra o câncer

O câncer é uma das principais causas de morte do mundo.

Ocorre quando existe um crescimento descontrolado de células anormais no corpo, como um tumor.

Acredita-se que os probióticos em produtos lácteos fermentados inibam o crescimento tumoral através da redução da formação de compostos cancerígenos, bem como estimulando o sistema imunológico.

Este papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos de tubo de ensaio - você pode conhecer um desses estudos AQUI:https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21448298 e AQUI: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25189203

Um estudo publicado (publicado no PubMed em 09/2007 nesse link www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17887934) descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% para o extrato de iogurte.

No entanto, tome tudo isso com um grão de sal, pois as pesquisas ainda são poucas, muitas coisas são suposições ainda, longe de serem comprovadas na vida, em seres humanos.

6. Os probióticos podem ajudar com vários problemas digestivos

Probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigáveis ​​no intestino. É por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarréia.

Há também muita evidência de que os probióticos e os alimentos probióticos podem ajudar com todos os tipos de problemas digestivos . Isso inclui síndrome do intestino irritável , úlceras causadas por infecção por H. pylori e várias outras.

Por este motivo, o kefir pode ser útil se você tiver problemas com a digestão.

7. Kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose

Os alimentos lácteos regulares contêm um açúcar natural chamado lactose. Muitas pessoas, especialmente adultos, são incapazes de quebrar e digerir adequadamente a lactose. Esta condição é chamada de intolerância à lactose.

As bactérias do ácido láctico em produtos lácteos fermentados (como kefir e iogurte) transformam a lactose em ácido lático, portanto, esses alimentos são muito mais baixos em lactose que o leite.

Eles também contêm enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.

Por isso, o kefir geralmente é bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, pelo menos quando comparado ao leite regular. Também tenha em mente que é possível fazer kefir 100% sem lactose, usando água , suco de frutas ou algum outro fluido não lácteo.

8. Kefir pode melhorar os sintomas de alergia e asma

As reações alérgicas são causadas por respostas inflamatórias contra substâncias ambientais inofensivas.

As pessoas com um sistema imunológico excessivamente sensível são mais propensas a alergias, o que pode provocar condições como a asma.

Em estudos com animais, o kefir mostrou suprimir respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma. Entretanto, testes em humanos são necessários para explorar melhor esses efeitos.

9. Kefir é fácil de fazer em casa

O último não é um benefício para a saúde, mas uma fato importante.

Como você não pode ter certeza sobre a qualidade do iogurte comprado em mercados, então você pode facilmente fabricar seu próprio kefir em casa.

Combinado com algumas frutas frescas, ele faz uma das sobremesas mais saudáveis ​​e saborosas que já encontrei.

Você pode adquirir seus grãos de kefir para iniciar sua produção através da doação de algum amigo, ou on-line. Existem grupos no facebook específicos para doação de grãos de kefir.

O processo para cuidar deles é muito simples:

→ Coloque 1-2 colheres de sopa de grãos de kefir em uma jarra pequena. Quanto mais você usa, mais rápido ela irá cultivar.

→Adicione cerca de 2 xícaras de leite. O leite de vacas alimentadas com grama é mais saudável. Deixe uma polegada de espaço no topo da jarra.

Coloque um véu para cobrir e deixe por 12 a 36 horas, em temperatura ambiente.

É isso aí.

Uma vez que começa a parecer um iogurte, está pronto. Então, você tira suavemente o líquido através de uma peneira plástica, o que deixa para trás os grãos de kefir originais.

Agora coloque os grãos em um jarro novo com um pouco de leite, e o processo começa de novo.

Delicioso, nutritivo e altamente sustentável.

Traduzido e adaptado do site http://www.healthline.com/nutrition por Kathlen Lclb

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