Benefícios do Cacau

O cacau é um dos queridinhos na low carb!! Usado em várias receitas e incrementações!!! Mas... Você conhece suas propriedades e benefícios??? Se não, fique sabendo com esse artigo traduzido do site "organicfats.net":

Os benefícios para a saúde com o consumo do cacau incluem alívio da pressão arterial elevada, colesterol, obesidade, constipação, diabetes, asma brônquica, câncer, síndrome da fadiga crônica e várias doenças neurodegenerativas.

É benéfico também para rápida cicatrização, e ajuda a melhorar a saúde cardiovascular e do cérebro. Também auxilia no tratamento da deficiência de cobre . Possui propriedades que melhoram o humor e exercem efeitos protetores contra a neurotoxicidade.

O Que É Cacau?

Os grãos de cacau são sementes fermentadas da cacaueira, cujo nome significa " Comida dos deuses". É nativo da região amazônica e foi historicamente uma cultura muito importante na América Central e do Sul. Na verdade, seus feijões eram tão apreciados que as tribos nativas os usavam como uma forma de moeda.

Sua árvore tem cerca de 12 a 25 pés de altura e cresce naturalmente em climas tropicais.

Hoje, é produzido em todo o mundo, cerca de quarenta por cento da colheita é realizada na Costa do Marfim, juntamente com a Indonésia, Gana, Brasil, Nigéria e Camarões contribuindo para a produção global.

Junto com seu papel bem estabelecido na fabricação de chocolate , os benefícios curativos e medicinais do cacau foram apreciados desde que as antigas civilizações maia e asteca governavam seu continente.

Cacau e chocolate são terminologias diversas. O cacau refere-se ao componente de baixo teor de gordura dos grãos de cacau finamente moídos. Estes feijões, conhecidos como licor de cacau ou massa de cacau, também contém manteiga de cacau, que é um produto não lácteo, que ocorre naturalmente em gordura em grãos de cacau. Cerca de 50-60% de licor de cacau consiste em manteiga de cacau .

Valor Nutricional Do Cacau

O cacau é rico em minerais , como ferro, magnésio, cálcio, fósforo, cobre e manganês.

Também é uma boa fonte de selênio, potássio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao corpo carboidratos, proteínas e fibras alimentares .

Além disso, o colesterol nele é quase insignificante.

Contém manteiga de cacau, que é uma mistura de gorduras monoinsaturadas com ácido oleico e gorduras saturadas, nomeados ácido esteárico e ácido palmítico.

Benefícios para a saúde

O cacau oferece qualidades anti-inflamatórias, anti-alergénicas, anti-cancerígenas e antioxidantes e demonstrou efeitos positivos ao conferir inúmeros benefícios para a saúde.

→ Reduz a pressão arterial elevada

O cacau é rico em flavonóides, que auxiliam na redução da pressão arterial e na melhoria da elasticidade dos vasos sanguíneos. Estudos realizados sobre o assunto mostraram mudanças positivas na pressão arterial sistólica e diastólica como conseqüência do consumo de produtos à base de cacau em vez de chá preto e verde.

Essas mudanças favoráveis ​​são atribuídas à presença de antioxidantes no cacau que estimula a produção de óxido nítrico, o que ajuda a manter os vasos sanguíneos relaxados. Além disso, isso ajuda na manutenção de um sistema circulatório saudável.

→Capacidade antioxidante

Um estudo de pesquisa comparativa tornou evidente que o cacau exibe maior atividade antioxidante do que o chá preto , chá verde e vinho tinto. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres à base de oxigênio presentes no organismo.

→Melhora a saúde cerebral

Os cientistas sugerem que o cacau, rico em flavonol pode prolongar seus efeitos benéficos para a manutenção de um cérebro saudável. Esses benefícios neuroprotetores também podem ter efeitos favoráveis ​​nas funções de aprendizagem e memória. As descobertas defendem que o consumo de produtos à base de cacau aumenta o fluxo de sangue para o cérebro e forneceu evidências no potencial terapêutico para curar distúrbios vasculares.

→Balancear os níveis de colesterol

Um estudo de pesquisa investigativa mostrou que o cacau tem efeitos hipoglicêmicos e hipocolesterolêmicos nos níveis de glicose e colesterol , respectivamente. Uma dieta que contém cacau também mostrou redução nos níveis de triglicerídeos, colesterol LDL e glicose, e também aumento notável nos níveis de colesterol HDL.

→Tratar Diabetes

O consumo de cacau mostrou-se eficaz na melhoria da resistência à insulina e do metabolismo da glicose. Assim, o cacau auxilia na regulação dos níveis de açúcar no corpo. As proantocianidinas derivadas dele ajudam a inibir a formação de catarata ocasionalmente induzida pelo diabetes. Um estudo investigativo confirmou que ele exerce atividade antioxidante protetora no tratamento de complicações diabéticas de longo prazo, como nefrotoxicidade diabética. A nefrotoxicidade desempenha um papel fundamental no diabetes mellitus e é a principal causa de doença renal grave. Os radicais livres agravam essas complicações diabéticas através da promoção do estresse oxidativo, causando dano celular e tecidual. A atividade de eliminação de radicais livres do cacau mostrou efeitos terapêuticos no tratamento e prevenção desse tipo de lesão celular.

→Alivia a asma brônquica

Os grãos de cacau contêm xantina e teofilina, que ajudam a relaxar espasmos brônquicos e a abertura de tubos brônquicos constritos. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso para curar várias alergias , incluindo asma e falta de ar. O seu consumo, portanto, ajuda a proporcionar alívio da asma brônquica.

→Administra obesidade

Um estudo mostrou os potenciais benefícios do cacau na prevenção da obesidade induzida por dieta rica em gordura. Sua ingestão ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos. Também demonstrou uma melhora na termogênese, o mecanismo de produção de calor nos tecidos adiposos brancos e no fígado.

→Melhora a Saúde Cardiovascular

Estudos têm demonstrado que o cacau também exerce efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular. É rico em flavonóides, procianidina, catequina e epicatequina, que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a proteger as células dos danos enquanto fortalecem o coração.

Também ajuda a melhorar a função endotelial e estimular o colesterol HDL. Isso ajuda na prevenção da formação de coágulos sanguíneos fatais, que podem levar ao acidente vascular cerebral ou à insuficiência cardíaca.

→Melhora o humor

Consumir cacau tem efeitos antidepressivos em certos processos fisiológicos. Estudos demonstraram que os flavonóides de cacau ajudam a melhorar o humor, combater a depressão e promover atividades cognitivas aprimoradas durante o esforço mental persistente. A presença da feniletilamina neuroquímica também ajuda a melhorar os sentimentos de contentamento e a promover os efeitos afrodisíacos.

→Previne o câncer

O cacau demonstrou efeitos benéficos na inibição do crescimento de células cancerosas sem afetar o crescimento de células saudáveis ​​normais. Os estudos forneceram evidências sobre as qualidades quimiopreventivas e antiproliferativas exercidas pelos flavonóis e procianidinas presentes no cacau. Esses efeitos curativos se mostraram extremamente valiosos no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo câncer de colon e câncer de próstata .

→Trata Distúrbios Neurodegenerativos

A presença de grandes flavonóis como epicatequina e catequina no cacau mostrou efeitos benéficos no tratamento de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. Os achados da pesquisa sugerem que esses fitoquímicos possuem qualidades sinérgicas, que ajudam a reduzir o estresse oxidativo na mente. Isso ajuda a prevenir o dano das células neuronais e exerce um efeito protetor na membrana celular contra a citotoxicidade.

Cacau - Um Presente Culinário

O cacau tem sido estimado em todo o mundo por seu uso na fabricação de chocolate e outras iguarias doces.

Os feijões de cacau são assados, descascados, moídos e, dependendo do produto desejado, adoçados e aromatizados para produzir chocolate.

Vários tipos de chocolate são produzidos a partir de grãos de cacau, incluindo chocolate não açucarado, chocolate amargo, chocolate semi-doce, chocolate com leite e chocolate branco.

A manteiga de cacau também é usada para melhorar o sabor e o aroma dos alimentos. Ela tem um ponto de fusão abaixo da temperatura do corpo humano, por isso derrete e fornece um sabor suave e cremoso para muitas preparações para torná-las ainda mais palatáveis. Estes benefícios tornam a manteiga de cacau uma alternativa saudável e para incluir em receitas.

Agora que você já sabe dos muitos benefícios do uso do Cacau, use e abuse dele em suas receitas!!!

Lembramos aqui que o chocolate permitido em uma alimentação baixa em carboidratos são os acima de 70% cacau, e a quantidade não deve ultrapassar 20grs/dia!!!

Traduzido livremente do site www.organicfacts.net por Kathlen Lclb

Já faz parte do nosso Grupo no Facebook?? Não?? Então corre lá!!!

https://www.facebook.com/groups/lowcarlifestylebrasil/

Siga-nos no Insta!! https://www.instagram.com/lowcarblifestylebrasil/

#cacau #benefíciosdocacau #chocolate #doceslowcarb #artigo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram_2016_icon