O famoso abacate!!

Vamos conhecer um dos alimentos famosos de nossa alimentação low carb: o abacate!! Nesse post, você aprenderá tudo o que precisa saber para perder de vez o medo desse belo fruto, que tanto auxilia na nossa saciedade!!

Enquanto a maioria das frutas é rica em carboidratos, e por isso devem ser consumidas com moderação na low carb, o abacate, é rico em gorduras (lipídeos)!! E o melhor, gorduras boas! Que fazem bem à nossa saúde e organismo!!

Vamos à ficha técnica do alimento:

  • Nome Científico: Persea americana

  • Nomes Populares: Abacate, Abacado, Abacateiro, Loiro-abacate, Louro-abacate, Pêra-abacate

  • Família: Lauraceae

  • Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas

  • Origem: América Central, América do Norte, México

  • Altura: acima de 12 metros

  • Ciclo de Vida: Perene

  • Vitaminas que contém: vitaminas do complexo B, vitamina A, C, E, Cobre, Manganês, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.

  • Em 150 gramas de abacate temos aproximadamente 240kcal; 22grs de gordura; 13grs de carboidrato; 3grs de proteína e 10grs de fibra!! Portanto, somente 3 grs de carbo líquidos!!!

  • Quase 70% das gorduras do abacate são gorduras monoinsaturadas, a maioria ácido oleíco e o restante ômega 3 e ômega 6.

Como contém zinco em sua composição, seu consumo pode auxiliar no tratamento de cabelos e unhas quebradiças.

Existem três antioxidantes no abacate: -β-caroteno; - Luteína e - Zeaxantina. Os três são muito importantes para a visão, pois retardam a degeneração da retina!!

→ O principal benefício do consumo constante do abacate é seu poder anti-inflamatório: se consumido diariamente pode auxiliar no tratamento de artrite, artrose e doenças inflamatórias que causam dores pelo corpo.

→O abacate também pode auxiliar na redução do stress, por conter a substância chamada Glutationa que inibe o cortisol, que é o hormônio do stress. O excesso de cortisol pode inclusive agravar a obesidade.

→Por contribuir com o aumento do HDL ("bom colesterol"), o abacate também pode contribuir para sua saúde cardiovascular, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

→ Os benefícios do consumo constante do abacate são comparados aos do consumo de azeite de oliva.

→Por conter muitas fibras, contribui com a melhora da função intestinal.

→Pra finalizar, o abacate inibe o apetite devido a sua grande quantidade de fibras, preenche o estômago causando saciedade por muito tempo!

E então? Se convenceu dos benefícios do consumo da abacate?? Que tal em um próximo post, aprender uma receita deliciosa com essa fruta super nutritiva e cheia de bons nutrientes??

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