Jaquei, e agora???

Algumas vezes, depois que nos propomos a mudar de vida através de uma alimentação Low Carb, baseada em comida de verdade, caímos em "tentação" e comemos totalmente fora da alimentação proposta.

Isso acontece por fatores diversos, e cada um tem que procurar identificar os motivos das quedas, para, ao menos durante o processo de emagrecimento, fazer com que sejam bem esporádicas!!

Não podemos deixar de levar em consideração que 90% das pessoas se alimentam baseando-se na antiga pirâmide alimentar, cuja base são os carboidratos refinados dos pães, bolachas, etc...



E nós, que nos propomos a uma alimentação diferente da oferecida pronta nas embalagens, as vezes sofremos em nossas vidas corridas, para manter nosso propósito!


O objetivo desse post não é alarmar, tampouco passar a mão na cabeça de quem "jaca" o tempo todo, mas sim alertar para que um deslize não se torne uma série de deslizes, e essa série se transforme na desistência da busca de uma vida mais saudável!!!


Devemos buscar uma mudança no estilo de nossas vidas, e não um método para emagrecer e depois voltar a comer tudo quanto é besteira a vontade!


Se a Low Carb for para você, como é para mim, um estilo de vida, você provavelmente sabe que não passará o resto da vida sem nunca mais colocar um carboidrato refinado na boca, mas a questão não é essa, a questão é se você está ciente de que não pode mais seguir aquela pirâmide lá de cima nunca mais! Se voltar a se alimentar com carboidratos refinados como BASE de sua alimentação, muito provavelmente voltará a engordar (se tiver emagrecido) e voltará a ser portador de diabetes (se tiver vencido isso com a low carb).

Então, entenda, você precisa mudar a sua cabeça! Precisa mudar os seus pensamentos e muitas vezes, nadar contra a correnteza sim! Porém, se cair, levante-se imediatamente , repense seus objetivos e siga em frente! Não se condene, mas também não relaxe, para não colocar em risco tudo o que alcançou se alimentando com comida de verdade!


Para terminar... vejamos o que diz Dr. José Carlos Souto sobre o assunto:


"A dieta deve ser adaptada às necessidades e características de cada um:

a) Se você quer otimizar a sua saúde, comer porcarias e glúten todos os finais de semana pode não ser ideal;

b) Se você é diabético, comer carboidratos provavelmente nunca é uma boa ideia;

c) Se você comer carbs de vez em quando (com espaço de no mínimo 5 dias), o mundo não acabará;

d) Se você não consegue ficar sem os carbs, comê-los apenas uma vez por semana é MUITO melhor do que comê-los sempre já que não consegue ficar sem comê-los nunca;

e) Se você é relativamente magro e seu objetivo é hipertrofia muscular, comer uns carbs após o treino e no final de semana pode ser vantajoso.


Observação 1: comer carbs com intervalo menor do que 5 dias começa a induzir a produção das enzimas que metabolizam estes carbs em gordura. Assim, quem pretende comer carbs 1x por semana deve ser OBSESSIVO em não comer mais de 30g de carbs nos intervalos.


Em resumo: mantenha a mente aberta, esteja aberto à auto-experimentação. Em se tratando de um estilo de vida, de longo prazo, se algo não der certo e você ganhar um pouco de peso, você tem o resto da vida para voltar a uma dieta cetogênica e perder o peso novamente. Como diz Jimmy Moore, um dos low carbers mais conhecidos da blogosfer, "experimente, descubra o que funciona para você, trace um plano e siga-o"." (www.lowcarb-paleo.com.br/2012/12/comi-carboidratos-foi-tudo-por-agua.html)

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