Low Carb x perda de cabelos!


Recebemos muitos comentários e reclamações de mulheres preocupadas com a queda de cabelo após o início da alimentação low carb.

Para entender porque isso ocorre, e como não se "descabelar" de desespero, trouxemos pra vocês esse artigo, traduzido livremente do site Doctor Diet, referência em low carb no mundo de hoje!

Perda temporária de cabelo

A perda temporária de cabelo pode ocorrer por muitas razões diferentes, incluindo qualquer grande mudança na dieta. Isto é especialmente comum ao restringir severamente as calorias (por exemplo, dietas de fome, substituições de refeições), mas também pode acontecer ocasionalmente em dietas com baixo teor de carboidratos.

Normalmente essa queda aparece 3-6 meses depois de iniciar uma nova dieta, esse é o momento que você notará uma quantidade crescente de cabelos caindo ao escovar seu cabelo.

A boa notícia é que, mesmo que você seja tão infeliz, isso é apenas um fenômeno temporário. E apenas uma porcentagem do seu cabelo cairá (raramente será muito perceptível para os outros).

Depois de alguns meses, todos os folículos pilosos começarão a crescer e novos cabelos aparecerão. Quando isso acontecer, ele será tão grosso quanto o anterior. Claro, se você tem cabelos longos isso pode levar um ano ou mais. Para entender exatamente o que está acontecendo, é necessário conhecer os conceitos básicos de como o cabelo cresce.Cada fio de cabelo único em sua cabeça geralmente cresce por cerca de 2-3 anos de cada vez. Depois disso, deixa de crescer por até 3 meses. Então, uma nova corda de cabelo começa a crescer no mesmo folículo piloso, afastando o cabelo velho.

Assim, você está perdendo cabelo todos os dias, mas como as cordas de cabelo não estão sincronizadas, isso não é tão visível. Você perde um cabelo e outro começa a crescer, ou seja, você sempre tem aproximadamente o mesmo número de fios de cabelo no couro cabeludo.


Stress e perda de cabelo sincronizada


Se o seu corpo tiver um estresse significativo, mais fios de cabelo do que o normal podem entrar na fase de repouso ao mesmo tempo . Isso pode acontecer por muitas razões, como estas:

  • Inanição, incluindo dietas com restrição calórica e substituição de farinha

  • Doenças

  • Exercício excepcionalmente exigente

  • Gravidez

  • Amamentação

  • Deficiências nutricionais

  • Estresse psicológico

  • Qualquer grande mudança de dieta

À medida que as novas madeixas de cabelo começam a crescer alguns meses depois, todas essas costas de cabelo que caem no passado cairão quase ao mesmo tempo. Isso é chamado de "efluvio telógeno" em termos médicos extravagantes, e é relativamente comum.


O que fazer??

Se há um fator desencadeante óbvio 3-6 meses antes do problema ter começado - como dar à luz ou fazer uma transição para uma dieta rigorosa com baixo teor de carboidratos - você realmente não precisa fazer nada . Com toda a probabilidade, o problema será temporário.

Enquanto você come uma dieta variada e nutritiva com baixo teor de carboidratos, é muito improvável desacelerar a recuperação do cabelo, que provavelmente ocorrerá tão rapidamente de qualquer maneira. E, infelizmente, você não consegue impedir que a perda de cabelo aconteça uma vez que começou, já que os cabelos que descansam cairão o que quer que você faça.

No mais, é possível fazer exames de sangue para encontrar possíveis deficiências nutricionais, porém, a menos que você esteja em uma dieta vegetariana ou vegana (sem suplementos de ferro, B12) é improvável que eles mostrem algo interessante.


Como minimizar o risco de perda de cabelo

ao iniciar o baixo teor de carboidratos


Primeiro, a perda temporária de cabelo é relativamente rara após o início de uma dieta baixa em carboidratos, a maioria das pessoas nunca percebe nada parecido.

Não há estudos sobre como minimizar esse pequeno risco, mas é provável que não restringindo as calorias, ou seja, não fazendo uma dieta baixa em carboidratos e com pouca gordura o risco seja diminuído. Então, coma tanta gordura como você precisa se sentir satisfeito e saciado.

Também pode ser útil reduzir outras fontes de estresse durante as primeiras semanas em uma dieta baixa em carboidratos. Durma bem, seja gentil com você e, de preferência, não comece um programa intenso de exercícios ao mesmo tempo que iniciar a low carb (espere pelo menos duas semanas).


Traduzido livremente por Kathlen Mary - texto original www.dietdoctor.com



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