O que alimenta o corpo, também pode nutrir a alma!

O que alimenta o corpo, também pode nutrir a alma!

Invista em alimentos ricos em Triptofano.

Ele é o precursor da serotonina e ajuda a controlar os níveis de ansiedade, além de favorecer a sensação do bem estar.

Exemplos de alimentos que contém esse nutriente:

Morangos

Chicória

Maracujá

Oleaginosas

Queijos

Peixes e frutos do mar

Peito de Peru

Aves

Incluir esses alimentos na sua alimentação, como parte de um hábito alimentar regular, favorece naturalmente melhora da quantidade de serotonina e níveis de niacina no organismo, garantindo mais tranquilidade, bom humor, sono equilibrado e inclusive melhora na regulação do apetite.

Benefícios do Triptofano

Os principais benefícios do triptofano estão relacionadas ao bem estar geral, como o humor, combate de insônia e outras sensações importantes para a saúde humana. Dentre os diversos benefícios advindos do consumo de alimentos ricos nesse nutriente, estão:

  1. Melhora do sono: O triptofano atua como um indutor do sono natural. Apenas 1 g deste aminoácido no organismo pode aumentar a sonolência e diminuir a quantidade de tempo que uma pessoa leva para adormecer, melhorando problemas de insônia e ansiedade. Pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade e insônia percebem uma melhora na qualidade do sono ao começar a ingerir alimentos ricos em triptofano;

  2. Transtorno disfórico pré-menstrual: Esta forma severa de síndrome pré-menstrual ou TPM pode causar sintomas mentais, físicos e emocionais que podem ser corrigidos ao consumir doses de 6 g de triptofano. Este aminoácido é particularmente útil na elevação do humor durante o período que antecede a menstruação;

  3. Transtorno Afetivo Sazonal: Este transtorno de humor faz com que as pessoas desenvolvam depressão, principalmente quando o clima se torna frio no inverno. Esses sintomas são consistentes a cada ano e surgem sempre na mesma época do ano, por isso o nome “sazonal”. Consumir 3 g de triptofano por duas semanas pode ajudar a reduzir os níveis globais de depressão durante este período;

  4. Depressão e Ansiedade: O triptofano é essencial para fornecer ao corpo níveis adequados de serotonina, aqueles que não recebem o suficiente deste aminoácido em sua dieta podem estar mais propensos à depressão. Estudos descobriram que o aumento significativo de triptofano pode melhorar os níveis de depressão sem efeitos colaterais associados a muitos medicamentos. Consumir triptofano pode melhorar a eficácia de drogas antidepressivas. O consumo de um 2-5 g de triptofano adicional por dia pode melhorar os sintomas de pessoas depressivas que ingerem fluoxetina sem ter que aumentar a dosagem da medicação.

Texto adaptado pela Psicóloga Maria Eulália Bortoni

www.mundoboaforma.com.br/5-tipos-de-alimentos-ricos-em-triptofano/

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