Confissões de uma viciada em carbo...


Olá, meu nome é Kathlen, e eu sou viciada em carboidratos. Sim, é isso mesmo que você leu, eu sou uma viciada em carboidratos.

Há alguns meses eu chamaria isso de exagero, fundamentalismo, radicalismo e absurdo. Porém, aos 101 kg eu resolvi retomar a rédea de minha vida de volta, e comecei a ler, estudar e me informar sobre o porquê de eu estar gorda. Sim, GORDA. Já havia passado muito dos quilos com os quais eu poderia me chamar de gordinha, fofinha. Eu estava GORDA e ponto final.

Um dos primeiros artigos que me caiu em mãos, associava o consumo excessivo de carboidrato com diabetes (eu estava pré-diabética), obesidade (nem preciso dizer...), Síndrome dos Ovários Policísticos (tenho desde a primeira menstruação) e Síndrome Metabólica (não sabia o que era, fui ler e bingo! Tinha isso também). Logo de cara, percebei que o grande vilão da minha obesidade era o carboidrato. Então era só eu adequar minha alimentação ao baixo consumo da substância que todos os meus problemas estariam resolvidos!

Uma amiga me indicou Low Carb, pesquisei, amei, me apaixonei, e comecei a praticar. Em um mês de Low Carb emagreci 5 kg, sem nenhuma atividade física, coisa que não acontecia jamais com minha antiga alimentação. Então veio a primeira "jacada" - pra quem não sabe, é aquela besteira que a gente faz de consumir carboidrato refinado, ou doces, ou qualquer outro alimento que não seja low carb. Quanto mais carbo o alimento tiver, maior é a "Jacada".

Ah... Tudo bem.. Não sou de ferro... Vou retomar a minha alimentação e pronto. Porém, não foi tão fácil assim... Fiquei uns dias com o pé enfiado na jaca e quando consegui me libertar, a tentação era enorme, quase invencível. Retomei, e segui emagrecendo, com uma jacada ali, outra aqui, uns dias 100 %, outros nem tanto. Assim foram embora 13 kg!

Porém... O que aconteceu nesse final de semana me fez retomar os estudos...

Eu tinha um exame de sangue marcado para sábado, de curva glicêmica. Como eu sabia que teria que consumir glicose para esse exame, e por isso minha insulina estaria nas alturas, programei um "dia do lixo": receberia visitas em casa e me permitiria comer o que comia antes da LC. Fiz biscoitinhos caseiros com meus filhos, porque nesse dia eu poderia comer!

Passei um sábado literalmente "de lixo": comi coxinha, esfiha, bolinha de queijo, bolo, biscoito de trigo, de maizena, refrigerante. Mas tudo conscientemente. No domingo retomaria minha rotina LC.

No domingo, acordei, cozinhei dois ovos para o café da manhã, afinal depois de tanto carboidrato refinado eu estava com uma fome de leão... Tomei meu café com nata sem açúcar, fui à missa, voltei, peguei minha abobrinha e meu tomate e fui pra casa da Avó, onde almoçaríamos com a família.

Enquanto todo mundo comia macarronada, eu comia meu macarrão de abobrinha, e filé de frango. Estava de parabéns!!!

A sobremesa chegou, e minha tia tinha feito torta de limão com biscoito de maizena. Comi um pedaço pra não fazer desfeita... Depois outro porque estava uma delícia... Logo mais um outro pra ajudar a acabar com a assadeira...

Quando cheguei em casa, esquentei esfihas para meus filhos lancharem, e comi 4... Como já tinha jacado mesmo, comi mais uns 8 biscoitinhos de trigo/maizena, um copão de leite com achocolatado e duas fatias enormes de um pão caseiro que tinham trazido ontem em casa.... Quando terminei, uma dor enorme de barriga, pois tinha comido, totalmente sem fome, uma quantidade imensa de carboidratos refinados.

Na hora pensei: tem algo errado comigo... Isso não é só compulsão, porque se fosse eu teria atacado comidas LC que tenho aqui... Preciso descobrir o que tenho...

Lá vou eu pra pesquisa... No blog do Dr. José Carlos Souto, que é uma das minhas principais fontes de pesquisa, encontrei um artigo falando sobre como o carboidrato vicia mais que a cocaína!!!! É isso mesmo: VICIA MAIS DO QUE COCAÍNA!!!!!! Não vou nem tentar reproduzir o artigo aqui (deixo o link no final para quem quiser) ,pois é enorme e tem muitas referências de estudos que comprovam a propriedade viciante do carboidrato, mas vou resumir o que aprendi, para que outros viciados se encontrem e retomem o caminho rumo ao livramento desse vício maldito:

- Opioides são substâncias derivadas ou farmacologicamente semelhantes ao ópio, tais como morfina, heroína etc.

- O trigo, ao ser digerido, libera exorfinas, substâncias com propriedades opioides (portanto viciantes), que estimulam o centro do prazer DA MESMA FORMA QUE AS DROGAS;

- A gordura associada ao açúcar (uma combinação diabólica, criada pelo homem, e que não existe na natureza) é também altamente viciante.

- Alimentos processados, ricos em carboidratos refinados, açúcar, ou na combinação açúcar + gordura são desenhados especificamente para sequestrar os seus sentidos e despistar os mecanismos normais que sinalizam a saciedade.

- Existe no exterior uma droga chamada Naloxona que é antagonista dos opioides, e funciona inibindo o desejo compulsivo por porcarias.

- PORÉM, a grande solução para o transtorno de consumo alimentar compulsivo periódico NÃO É bloquear os receptores opioides no cérebro. Isto é apenas um PALIATIVO. A SOLUÇÃO É NÃO PRODUZIR A ESTIMULAÇÃO destes receptores COM ALIMENTOS VICIANTES: você não precisa de um remédio que bloqueie os malefícios do cigarro; você precisa é parar de fumar!!

- Ou seja, a solução para o VÍCIO em CARBOIDRATO é parar de consumir carboidrato, e comer SÓ COMIDA DE VERDADE.

- Para pessoas VICIADAS como eu, não adianta se iludir, achar que uma jacadinha inocente não vai prejudicar. É necessário ASSUMIR o VÍCIO, DECIDIR LUTAR contra ele, como um dependente químico, passar pelas CRISES DE ABSTINÊNCIA que certamente virão, e acreditar que depois delas, o cérebro será capaz de dizer “NÃO” à primeira bocada, pois ela pode nos levar à ruina novamente! Pode ser preciso matar um leão por dia, mas a nossa saúde vale a luta!

Com esse artigo quero assumir publicamente MEU VÍCIO, e afirmar que lutarei com todas as minhas forças para livrar-me dele, que já me fez tanto mal no passado, mas não pretendo deixar fazer no futuro!

LINKS DOS ARTIGOS:

Se você ainda duvida que carboidratos viciam
Carboidratos viciam - III

#carboidrato #compulsão #vício #obesidade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram_2016_icon