Não deixe a Tapioca te "tapear"!


Tapioca - Farinha de Mandioca

Primeiramente vamos esclarecer de onde vem a Tapioca. cConhecida também como goma da mandioca, polvilho doce ou polvilho azedo, e o seu processo de obtenção é muito simples, usualmente preparada em forma granulada.

A primeira etapa de produção começa descascando a mandioca, e em seguida ela é triturada até virar uma massa bem fina. Em seguida, essa massa é misturada com água, peneirada, e deixada descansar para decantar. Após um período, a mistura já estará separada em duas partes, sendo a água a parte superior, e a goma da mandioca (tapioca) a inferior (no fundo). A última etapa consiste na secagem, que pode ser feita natural (ao sol) ou artificial.

Ótimo, já sabemos de onde ela vem... E agora?

Importantíssimo ao ver a informação nutricional é observar a quantidade de carboidratos.. Não é porque estamos fazem um dieta low-carb que a tapioca pode fazer parte do cardápio. Pessoalmente temos que fugir dela.. e por um único motivo, dos 22g de carboidratos 15g é de acúcar, sim! de Açúcar... Portanto esqueça esse ingrediente nessa dieta. Se quiser resultados nem pense nela :)

"" A mandioca é a terceira maior fonte de carboidratos nos trópicos, depois de arroz e milho,["" ... É uma espécie de planta tuberosa, ou um tubérculo...

Um tubérculo são as plantas que se desenvolvem abaixo da superfície do solo como órgãos de reserva de energia (em geral amido e inulina).

Amido de qualquer tipo (amido é um polímero de açúcar), tapioca também contém carboidratos não podem ser consumida. Balas, sorvetes picolés, barras de cereais e ketchup (contém xarope de milho que é uma frutose que é igual ao açúcar de mesa), e outros produtos com açúcar deve ser eliminado da dieta. Todos esses alimentos possuem elevado índice glicêmico, logo aumentam insulina, acumulam gordura (principalmente abdominal) além de aumentarem o apetite.

Uma das regras mais simples da dieta low-carb é se não alimentar de absolutamente nada que se desenvolva abaixo da terra.... portanto.. fuja da tapioca...

Mas não vamos só falar mal e é importante saber mais sobre a mandioca..

Logicamente, falando um pouco de exercícios físicos e ganho de massa muscular. A tapioca por ser rica em carboidratos e possuir um alto índice glicêmico ela permite um melhor estímulo à hipertrofia muscular se inseridos no pós treino, isso porque nosso corpo está sedento para repor o estoque de glicogênio gasto durante o exercício e ajuda a otimizar a síntese de proteína, consequentemente ganho de massa muscular.

Existem alguns benefícios, mas que podem ser substituídos por outros alimentos, ela é Rica em vitamina K, que tem um papel potencial na construção de massa óssea através da promoção da atividade regenerativa nos ossos. é Rica em minerais é fonte de alguns minerais importantes, como zinco, magnésio, cobre, ferro, manganês e potássio. O potássio é um componente importante das células e fluidos corporais, que ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Mas para o sucesso na dieta low-carb, vamos resumir...

Tapioca = Mandioca = Carboidrato = Amido = Açúcar = Gordura = PANÇA!!

Tapioca

Para complementar leia também.

https://www.lowcarblifestylebrasil.com.br/alimentos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tapioca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandioca

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tub%C3%A9rculo

Fonte das imagens:

http://cbhsaofrancisco.org.br/mandioca-macaxeira-tapioca-e-aipim/

https://suplementosbrasil.org/wp-content/uploads/2015/05/tapioca.jpg

http://dicassobresaude.com/wp-content/uploads/2015/09/beneficios-da-mandioca-para-a-saude-4.jpg

https://hortas.info/sites/default/files/field/imagens/mandioca/mandioca002.jpg

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