Low-carb é uma expressão em inglês que significa “baixo carboidrato”.
Em termos nutricionais tem sido utlizado esse termo para definir um hábito alimentar que prevê a baixa ingestão de carboidratos e acúcares.
Em geral, qualquer dieta que preveja um consumo de manos de 100 gramas de carboidato pode ser considerada low-carb. Mas esse estilo alimentar tem várias nuances e pontos de intercessão com outros habtos alimentares como o cetogênico e o paleolítico.
Basicamente, o adepto da low carb busca a cetose. Mas o que seria cetose ?
Cetose, em termos não médicos é o uso da gordura do próprio corpo para geração de energia.
Mais tecnicamente, cetose é uma situação metabólica em que o nosso fígado passa a produzir moléculas orgânicas chamadas de corpos cetônicos. (em níveis suficientes). Mas especificamente, a cetose é a redução nos níveis de açúcar no sangue com o consequente aumento nas cetonas.
E como a perda de peso acontece na LC ?
Sabe-se que o maior problema da perda de peso das tradicionais dietas de baixa caloria é a sensação de fome constante. É lógico que baixando as calores ingeridas, você naturalmente sentirá mais fome. Mas quando estamos em cetose, a gordura é consumida metabolicamente, liberando corpos cetônicos, ocasionando uma oxidação lipídica, o que promove maior saciedade e um balanço energético negativo, com a consequente perda de peso. E o melhor ? SEM FOME !
São esses os princípios que explicam o estilo de vida LC.
O QUE É LOW CARB ?
O que comer?
Coma: Carne, peixe, ovos, vegetais crescendo acima do solo e gorduras naturais (como a manteiga).
Evite: açúcar e alimentos ricos em amido (como pão, macarrão, arroz, feijão e batatas).
Coma quando estiver com fome, até ficar satisfeito.
É simples assim. Veja aqui exemplos do que você poderia comer.
Você não precisa contar calorias ou pesar seus alimentos. E apenas esquecer produtos industriais produzidos com baixo teor de gordura.
Existem sólidas razões científicas pelas quais as dietas com baixo teor de carboidratos funcionam. Quando você evita o açúcar e amidos, seu açúcar no sangue e os níveis de insulina se estabilizam, o hormônio de armazenamento de gordura reduz. Isso aumenta a queima de gordura e faz você se sentir mais saciado.
Coma alimentos abaixo de 5% de carboidratos.
Aderindo a esses alimentos fará com que seja relativamente fácil de ficar em uma dieta rigorosa baixa em carboidratos, com menos de 20 gramas de carboidratos por dia.
Fibra não é contado, você pode comer toda a fibra que você desejar.
A dieta low-carb é ideal para você?
A maioria das pessoas pode começar qualquer tipo de dieta de baixo teor de carboidratos imediatamente.
Mas nas três situações seguintes você pode precisar de preparação ou adaptação extra, e logicamente um acompanhamento médico:
Você está tomando medicação para diabetes, como insulina?
Você está tomando medicação para pressão alta?
Você está amamentando?
Se você não está em nenhum desses grupos, então está pronto . Ótimo!